Bolo de laranja: delícia fácil de ser feita

Bolo de Laranja com cobertura de chocolate

Este é um bolo de laranja superfácil de ser feito e fica bem a qualquer hora: café da manhã, lanche da tarde ou como sobremesa. Você escolhe o momento de degustá-lo.

Eu já o fiz com e sem cobertura. E devo dizer que as duas formas ficam deliciosas. Então, fique à vontade para inventar, criar e comer morno ou frio.

A seguir, discriminarei tanto a receita que eu fiz e a original. Como não gosto de nada muito açucarado, coloquei a metade do açúcar pedido. Também tenho feito experimentos com outros tipos de farinha e tenho gostado dos resultados; neste caso, utilizei metade farinha de trigo e metade de arroz. Mas você é livre para fazer da maneira que achar mais interessante ao seu paladar.

Basta apenas separar os ingredientes e misturá-los!

Ingredientes

Bolo

Minha receita Receita original
1 laranja 1 laranja
4 ovos 4 ovos
¾ xícara (chá) de óleo (coloquei um pouco menos) ¾ xícara (chá) óleo
1 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de arroz 1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Bolo de Laranja sem coberturaCobertura (ganache)

1 tablete de chocolate 70% cacau

150 g de creme de leite

 

Modo de preparo

Bolo de laranja

Corte a laranja em quatro e retire a parte branca do meio e as sementes. Não é preciso retirar a casca.

Bata a laranja, os ovos e o óleo em liquidificador até que tudo esteja homogêneo. Dessa forma, até a casca da laranja estará imperceptível ao olhar.

Em outro recipiente, insira a(s) farinha(s), o açúcar e a mistura líquida. Mexa bem. Por último, adicione o fermento e misture-o com delicadeza.

Coloque o bolo em forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 220 °C por, mais ou menos, 45 minutos. Para verificar se o bolo está no ponto, espete um palito no meio; se sair limpo, o bolo está pronto. Espere esfriar para retirar do forno e desenformá-lo.

Cobertura

Para fazer a ganache, pique a barra de chocolate em pedaços pequenos.

Em um refratário, aqueça o creme de leite em micro-ondas por 30 segundos. Acrescente o chocolate picado e misture bem até a cobertura ficar homogênea. Se necessário, aqueça novamente no micro-ondas por mais 10 segundos.

 

No lugar da ganache, você pode fazer uma calda de açúcar para jogar em cima do bolo. Eu utilizei uma barra de chocolate 60% cacau com laranja.

Achei que uma xícara de açúcar foi suficientemente doce para mim. E até prefiro algo assim. Também gosto de usar como cobertura chocolate amargo. Mas fica a seu critério (e, claro, gosto!) a quantidade ideal de açúcar e o tipo de chocolate que você quer utilizar na cobertura.

E, depois, é só abocanhar o bolo… E tomar cuidado para não devorá-lo de uma vez só.

 

Texto relacionado:

Outro bolo muito fácil e versátil de ser feito é o bolo de liquidificador. Você pode inserir algumas frutas, canela…

Vox Populi

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*