Bolo Pão de Mel

Bolo Pão de Mel
A diversão é encontrar prazer em aventuras que não sabemos aonde vão dar.

Sendo bem sincera, mais do que ter o prazer de comer, as aventuras culinárias que venho enfrentando estão mais ligadas às sensações de entrar na cozinha com quem amo, de passar um tempo comigo mesma e de “presentear” os outros com algo que eu tenha feito. É uma forma de distribuir carinho e de apreciar diferentes formas de vínculo entre as pessoas.

Com esta receita não foi diferente. E até já a preparei duas vezes. A primeira fiz um bolo sem recheio, com ajuda de uma criança que adora elaborar receitas e (claro!) lamber a colher com o restinho da massa do bolo. A segunda vez, a pedido da minha irmã, recheei com doce de leite. Resultado? Eu prefiro sem recheio, minha irmã e algumas amigas preferiram com, mas os dois bolos ficaram verdadeiramente divinos.

Não segui fielmente a receita original que eu havia encontrado, então passo apenas os ingredientes e o modo de preparo pelos quais optei:

 

Ingredientes

Bolo Pão de Mel.
Coloque a massa em forma untada.

Bolo

2 ovos

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de mel

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (chá) de cravo em pó

1 colher (chá) de canela em pó

raspas de noz moscada

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio

400 g de doce de leite (ou quanto desejar)

 Cobertura (ganache)

150 g de chocolate amargo em barra (de preferência 70% cacau)

200 g de creme de leite

 

Modo de preparo

Bolo de Pão de Mel

Adicione no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Bata bem.

Em um bowl, coloque a farinha, o bicarbonato e o fermento. Acrescente os ingredientes batidos no liquidificador e misture até que a massa esteja homogênea.

Em forma untada, leve o bolo ao forno pré-aquecido (200 ºC) por cerca de 40 minutos. Antes de desligar o forno, verifique se o bolo está seco com o teste do palito.

Desenforme-o apenas quando ele estiver quase frio, caso contrário corre o risco de quebrá-lo.

Bolo Pão de Mel
Cubra o bolo com a cobertura.

Cobertura

Para fazer o ganache, pique a barra de chocolate em pedaços pequenos.

Em um refratário, aqueça o creme de leite em micro-ondas por 30 segundos. Acrescente o chocolate picado e misture bem até a cobertura ficar homogênea. Se necessário, aqueça novamente no micro-ondas por mais 10 segundos.

Bolo Pão de Mel.
Bom apetite!

 

Se optar por colocar recheio, espere o bolo esfriar e corte-o ao meio. Retire a parte superior do bolo e espalhe a quantidade de doce de leite que desejar. Posicione novamente a parte superior do bolo. Cubra toda a superfície com a cobertura e… pronto!

 

É difícil, mas espere esfriar antes de provar o bolo. Se conseguir deixá-lo descansando por um dia, fica melhor ainda! A cobertura fica durinha e os sabores dos temperos parecem se acentuar ainda mais.

Vox Populi

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*