Orecchiette

“Orelha do macarrão?” Estranhou meu sobrinho quando eu o chamei para me ajudar a fazer esta receita de orecchiette.

“Não, é macarrão de orelha, a massa tem formato de orelha.” Achei que ele iria se divertir em ficar apertando a massa, fazendo orelhinhas, mas ele achou tão estranho o macarrão ter orelha que não quis conversa. Foi isso ou a ideia de uma japonesa tentando fazer massa não ornar muito bem. Mas eu não desanimei, não. Mesmo não tendo companhia, eu me diverti fazendo esta receita bastante simples.

O mais trabalhoso mesmo é ficar apertando a massa para dar forma, mas encare isso como uma “terapia”, coloque uma música bem alta e pronto!!

Ingredientes

100 g de farinha de trigo

1 ovo

2 colheres (sopa) de água

uma pitada de sal

Fio de azeite

Modo de preparo

Misture a farinha, o ovo e as duas colheres de água. Deixe por último o fio de azeite; cuidado para não adicionar demais, caso contrário terá de adicionar farinha extra, podendo deixar a massa muito dura. Sove bem até obter uma massa homogênea e conseguir formar uma bola.

Para modelar, faça cilindros e corte-os em pedacinhos. Aperte o meio de cada um dos pedaços para dar a aparência de uma orelha. Deixe descansar por, em torno, duas horas antes de cozinhar o orecchiette.

Em água fervente, coloque a massa. Espere que suba à superfície, deixe mais um par de minutos e retire-a da água. Esse processo pode durar por volta de 8-10 minutos.

Após cozido, adicione o orecchiette no molho de sua preferência.

Eu comi com molho de tomate temperado com ervas de provence e peito de frango desfiado. Ficou uma delícia! Mas ouse como quiser, molho bolonhesa, sugo, frutos do mar… Essa quantidade de ingredientes serve bem para duas pessoas. Então, convide alguém para te fazer companhia!!!

Vox Populi

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*