Contextualizando a história nos museus de Atenas

Escultura de Zeus ou de Poseidon, Museu Arqueológico de Atenas, Grécia.
Escultura de Zeus ou de Poseidon, Museu Arqueológico de Atenas, Grécia.

Com tanta história para contar, é óbvio que Atenas não poderia deixar de ter alguns dos museus mais interessantes do mundo. É fascinante poder vivenciar a história do lado de fora e contextualizá-la do lado de dentro dos museus.

Museu da Acrópole de Atenas

Um dos melhores museus da cidade é, com certeza, o Museu da Acrópole de Atenas, que fica muito próximo da entrada principal da Acrópole. Dentro do museu, estão guardadas as esculturas do Partenon que não foram levadas por Lorde Elgin para o British Museum. O café do museu é muito gostoso e tem uma vista espetacular. Não deixe de visitá-lo!

Museu Arqueológico de Atenas

Outro museu muito interessante é o Museu Arqueológico de Atenas. Ele fica em um pouco mais distante do centro, entre as estações Victoria e Omonia do metrô. Mesmo assim, vale muito a pena visitá-lo. Isso porque o museu é uma excelente introdução às civilizações que ocuparam a Grécia durante os vários séculos de sua história. Há artefatos das eras neolítica, cicládica e micênica, entre outros de eras mais modernas.

Causam fascínio, por exemplo, as esculturas cicládicas, que inspiraram artistas modernos, como Picasso, e que me remeteram ao livro Eram os deuses astronautas?. Um artefato imperdível é a máscara atribuída a Agamemnon, filho do rei Atreu de Micenas e irmão de Menelau (aquele casado com Helena, lembra-se?). De acordo com a Ilíada, Agamemnon foi o responsável pelo cerco a Troia.

No museu também se podem ver a famosa escultura de Zeus ou de Poseidon, achada no fundo do mar. Com certeza, você já a viu ilustrando a capa de algum livro de História. Também pode ser conferida a estátua romana de Athena Varavakeion, que foi feita à semelhança da estátua de Athena que foi levada do Partenon.

Museu Benaki

Outro museu agradável para visitar é o Museu Benaki, próximo do Estádio Panatenaico e dos Jardins Nacionais. Esse museu privado contém a coleção do magnata grego Antonis Benakis, composta por peças de períodos variados. Elas vão desde achados da Idade do Bronze até vestuário típico grego, passando por trabalhos do pintor El Greco. E para quem estiver com fome, uma boa notícia: o café do museu é uma graça e muito gostoso.

Liceu de Aristóteles

Aproveitando a viagem, perto do Museu Benaki fica o sítio arqueológico do Liceu de Aristóteles, descoberto em 1996 e restaurado nos últimos anos. De entrada gratuita, era nesse local que Aristóteles ensinava retórica e filosofia por meio de sua Escola Peripatética, assim chamada porque professor e alunos andavam enquanto conversavam.

Outros museus

Para quem tiver mais tempo na cidade, parece que o Museu de Arte Cicládica e o Museu Bizantino e Cristão também são bem interessantes. Infelizmente, não tive tempo para visitá-los.

E você? Conheceu algum desses museus ou conheceu algum outro museu interessante em Atenas? Conte para a gente o que achou!

Textos relacionados:

Atenas além da Acrópole – Introdução

As ruínas antigas de Atenas

As melhores vistas de Atenas

Os bairros mais animados de Atenas

Outros passeios a partir de Atenas

 

Vox Populi

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*